Marque a sua consulta por telefone: +351 929 232 998

O que é o Floortime? E Como é Que Pode Ajudar o Meu Filho com Autismo?

Criar um filho com autismo pode apresentar desafios únicos e, ao mesmo tempo, recompensas singulares. Após um diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo, segue-se muitas vezes um processo de procura de respostas, recursos e diferentes terapias para proporcionar à criança com autismo oportunidades para desenvolver o seu potencial e promover a sua adaptação. Sabemos que esse é um processo que pode ser muito difícil, complicado, e por vezes confuso.
Neste âmbito, o DIR®/Floortime™ é um tipo de intervenção usada há mais de 50 anos e os resultados da prática clínica e da investigação científica demonstram como ajuda a promover o desenvolvimento infantil, especialmente quando uma criança apresenta um problema de desenvolvimento, como o autismo.


Mais especificamente, DIR®/Floortime™ significa:

  • DIR – significa Developmental, Individual Difference, Relationship-based Model, que  em português significa: “Desenvolvimento funcional emocional”; “Diferenças Individuais” e “Relacionamento”;
  • Floortime – na sua tradução livre significa “tempo no chão” que alude à forma como a intervenção é conduzida, no chão.

 

O que é o Floortime?

Desenvolvido pelo Dr. Stanley Greenspan, o Floortime é uma abordagem terapêutica centrada na criança que se baseia na ideia de que a aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem naturalmente através das interações sociais. O nome "Floortime" deriva da ideia de que os pais ou terapeutas envolvem-se com a criança ao seu nível, muitas vezes no chão, e seguem o seu interesse e liderança. 

O objetivo principal do Floortime é promover o desenvolvimento emocional e social da criança, ajudando-a a adquirir competências comunicativas e relacionais e a expandir os seus “círculos de comunicação”. A terapia Floortime incentiva a criança a envolver-se em brincadeiras interativas, nas quais o adulto segue a iniciativa da criança e, ao fazer isso, ajuda a criança a desenvolver as suas capacidades de comunicação, resolução de problemas, atenção partilhada e interação.

 

Como Funciona o Floortime?

O Floortime é altamente individualizado, adaptando-se às necessidades e interesses individuais da criança. De forma geral, podemos elencar algumas das etapas do processo:
  • Observação e Seguimento: O adulto observa a criança e segue o seu interesse, entrando no mundo da criança através do brincar. Isto pode envolver jogos com brinquedos preferidos, como carros, bonecos ou blocos.
  • Comunicação Recíproca: O adulto procura criar oportunidades para a criança comunicar, seja através de palavras, gestos ou expressões faciais. O foco é na interação e no fortalecimento das competências sociais e comunicativas.
  • Desenvolvimento de Competências: À medida que a criança se envolve em atividades, o adulto pode gradualmente introduzir desafios e oportunidades para desenvolver novas competências, como resolução de problemas, jogo simbólico e criatividade.
  • Respeito pelo Ritmo da Criança: O Floortime é um processo gradual, respeitando o ritmo da criança. Não há pressão para atingir marcos específicos, mas sim para apoiar o progresso individual.

 

 

 

Por exemplo:


Se a criança estiver a bater num camião de brincar, os pais poderão bater num carrinho de brincar da mesma maneira. Poderão ainda colocar o carro à frente do camião da criança ou adicionar linguagem ao jogo. Isto incentiva a criança a responder e interagir.

 

Seis marcos principais do método DIR®/Floortime™

O Floortime visa ajudar a criança a atingir seis marcos principais que contribuem para o crescimento emocional e intelectual, nomeadamente:

  • Autorregulação e interesse pelo mundo;
  • Intimidade, ou envolvimento nas relações;
  • Comunicação recíproca intencional (comunicação de duas vias);
  • Comunicação complexa e resolução partilhada de problemas;
  • Usar símbolos e criar ideias emocionais;
  • Pensamento lógico e construção de pontes entre ideias.

Estas seis capacidades básicas de desenvolvimento são vitais porque são a base para toda a aprendizagem e desenvolvimento futuro na vida de uma criança.

 

Como é que o Floortime Pode Ajudar o Meu Filho com Autismo?

O Floortime pode ser uma ferramenta valiosa para crianças com autismo por várias razões:

  • Promove a Comunicação: Ajuda as crianças a desenvolverem competências de comunicação social e expressão.
  • Desenvolve a Relação: Reforça a relação entre os pais/cuidadores e as crianças, fortalecendo a base para o desenvolvimento emocional.
  • Estimula o Pensamento Criativo: As atividades interativas e o foco no brincar ajudam a desenvolver o pensamento criativo e a resolução de problemas.
  • Individualização: O Floortime é altamente adaptável às necessidades únicas de cada criança, abordando os desafios específicos que ela enfrenta.

 

Em última análise, o Floortime é uma ferramenta que coloca a criança no centro do processo terapêutico, capacitando-a a crescer e a desenvolver-se de acordo com o seu próprio ritmo e interesses, uma abordagem que celebra a individualidade e o potencial de cada criança com autismo.

É importante salientar que o Floortime geralmente é implementado por terapeutas com formação específica neste tipo de intervenção, mas os princípios podem ser incorporados nas interações diárias dos pais e cuidadores com as suas crianças com autismo.

Se estiver interessado em explorar o Floortime como uma opção terapêutica para o seu filho com Perturbação do Espetro do Autismo, contacte-nos. Temos vários profissionais na nossa equipa, com formação profissional específica em Floortime, capacitados para ajudar neste âmbito.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos